CULTURA

Pontos de cultura, grupos de estudo, oficinas, encontros, festivais e a Mesa Redonda do Caboclo dentre outras atividades compõem o circuito de atividades desenvolvidas no âmbito da cultura e evidenciam o status de comprometimento da ACBANTU com a comunidade e adjacentes.

PONTO DE CULTURA LUBITU KWA NDEEMBWA

Compartilhamento de Conhecimentos: Oficinas de Cultura realizadas por Mestras e Mestres de Saberes e Fazeres da Cultura Afro Brasileira.

Itana Maria Ribeiro das Neves – Makota Damuraxó – Bordado Manual Afro
Ana Lucia Santos Almeida – Kota Deloiá  – Linguística Bantu
Raimundo Silva – Taata Konmannanjy – Cultura Bantu e Patrimônio Linguístico
Mametu kwa `Nkisi Ildecília Cabral  – Culinária Afro Bantu
Vilma Cristina do Nascimento – Ekedji  – Gastronomia Afro Baiana
Ioná Pereira da Silva – Kota Omikaia  – Dança e Teatro
Mardem Vinícius de Moura – Música
Leno Farias – Construção de instrumentos de percussão e maracatu.
Ana Maria Placidino – Educação Popular e Etnodesenvolvimento
Maria Lúcia Góes Brito – Contação de histórias: Mitos e Lendas Africanas

NÚCLEO KINGOONGO:

  Preservação do Patrimônio Material através de projetos de ampliação, reforma e revitalização dos espaços significativos, constituição de Museus Comunitários e Construção de habitações sociais e centros comunitários.

GRUPO DE ESTUDOS LINGUISTICOS TAATA TAWESHE

Composto por pesquisadores que promovem e incentivam a preservação do patrimônio linguístico bantu na diáspora através da realização de  cursos introdutórios da Cultura Bantu nas Américas além da realização de Oficinas de preservação da memória nas Comunidades e Universidades envolvendo integrantes dos povos de terreiro, quilombolas, universitários e africanos de origem bantu.

OFICINAS SAALA YE ZAYA

Realização de rodas de diálogos nas comunidades onde o destaque é a memória dos idosos, os nossos “mais velhos” transmitem valores, aprendizados diversos e narrativas que compõem a resistência cotidiana pela preservação cultural afro. Toda a comunidade participa.

ENCONTROS TALA ZA MENSU

Realização de rodas de diálogos territoriais envolvendo diversas comunidades em torno dos saberes de seus Ancestrais relacionando-os com as lutas atuais por direitos, igualdade e respeito. Envolve temáticas diversas escolhidas pelas lideranças com vistas a apoiar a organicidade dos povos e comunidades tradicionais.

FESTIVAL KIZOONGA BANTU

Evento realizado  com o objetivo de valorizar e dar visibilidade à cultura bantu presente em todo o Brasil: música, danças, gastronomia, artesanato, literatura, etc. Desde o ano de 2003 já foram realizadas 07 edições do Festival no estado da Bahia.

MESA REDONDA DO CABOCLO CAMARADA AMIGO MEU.


Em homenagem aos Caboclos e ao movimento de independência da Bahia celebrado no dia 02 de Julho.  Reúne lideranças de Povos Indígenas e Povos de Terreiro para compartilhamento de suas histórias e estratégias. Personalidades que se destacam na promoção de direitos destes povos recebem a Homenagem Camarada Amigo Meu Prof. Ubiratan Castro.  Desde o ano de 2002 foram realizadas 16 edições deste evento.

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE VÍDEOS